Você está se sentido mais ativa e satisfatoriamente bem neste segundo trimestre. A automedicação pode pôr em risco tanto sua saúde como a do seu bebê. Portanto, nunca tome remédios sem o consentimento de seu médico.
Sua sexualidade pode mudar muito durante a gravidez e normalmente no primeiro trimestre, você está indisposta, seus seios estão doloridos, ou você está muito cansada. Já no segundo trimestre, sua disposição melhora, e como o fluxo de sangue e as secreções vaginais aumentam, você se torna mais ativa sexualmente. Esta pode estar sendo a primeira vez que você fará sexo sem se preocupar em tomar pílulas, ou usar qualquer outro tipo de anticoncepcional. Portanto, aproveite!
Embora o medo de prejudicar o bebê seja normal, você não precisa se preocupar, pois o bebê está rodeado de líquido amniótico e livre de suas ações. Praticar sexo durante a gravidez é muito saudável, a menos que seu médico lhe proíba de fazê-lo. Contudo, nas duas últimas semanas, as posições que favorecem a penetração profunda não são recomendáveis.
Os membros, tórax e cabeça do seu bebê já são perfeitamente visíveis à ultra-sonografia e as unhas de suas mãos estão totalmente formadas.
Seu bebê continua crescendo e se preparando para a vida extra-uterina, e agora mede em torno de 27,5 cm de comprimento e pesa aproximadamente 400 gramas.
|