Por enquanto nada de barriga, mas quando sua menstruação atrasa, por volta do final da 4ª e início da 5ª semana, confirma-se o grande acontecimento. Seu corpo começa a acusar ligeiras modificações e o hormônio específico da gravidez (HCG - hormônio Ganadotrópico Coriônico Humano) já está circulando em seu organismo, podendo ser detectado através de certos exames.

 

Chegou a hora de marcar sua primeira consulta ao obstetra. Não se esqueça de fazer uma lista com suas perguntas antes de ir ao consultório, pois será o momento certo para você tirar todas as suas dúvidas.

 

Não se esqueça também de dizer a ele sobre as doenças que por ventura você tenha e de todos os medicamentos que está tomando.

 

Quanto aos seus sintomas, continuam iguais aos da semana passada. Porém nesta semana, talvez você sinta dores de cabeça em razão da elevação hormonal. Existem muitas mulheres que não têm qualquer sintoma durante toda a gravidez, inclusive náuseas. Portanto, não se apavore se você não tiver sintomas de gravidez. Contudo, se seus sintomas desaparecerem repentinamente, procure seu obstetra.

 

Seu bebê que agora é um embrião, tem a forma da letra C, encontra-se com cerca de 1,5 a 2,5 mm de comprimento e é composto de um corpo com uma cabeça, um tronco e uma cauda.

 

No final desta semana, o ácido fólico já estará agindo e a formação do tubo neural se iniciará. Além disso, seu pequenino coração começará a bater. Porém, a circulação de sangue será parcial, pois os vasos sanguíneos ainda estarão incompletos.

 

 

Semanas

Copyright 2005-2009 by Dra Adriana Melo - Todos os direitos reservados
Rua Duque de Caxias, 330 - Prata Campina Grande - PB CEP: 58108-660
Telefone: (83) 3321.0607